Estive a pensar nos objectivos do nosso governo para a educação.
Em primeiro lugar acho que o nome do ministério está errado. Deveria ser ministério do ensino, pois nas escolas, mais que educar (que deve começar em casa), dever-se-ia ensinar, formar, cultivar as crianças.
Pelo que já percebi, a definição de sucesso escolar do sr. eng. será assim: "ter um número cada vez maior de crianças/adolescentes a concluir o ensino obrigatório e o 12ºano, bem como cursos profissionais". Não acho que seja errado pensar isto, mas será sucesso ter alunos com diplomas a qualquer custo? Ora vejamos:
Propõem avaliar os professores pelas classificações dos alunos. Isto leva a que os bons professores que exigem mais dos alunos e dão notas justas sejam pior classificados que os maus professores que porque não querem justificar as notas (más), dão boas notas e como tal são "bem" avaliados.
É claro que esta medida vai levar a que os maus professores continuem a leccionar, mas que mais alunos terminarão os seus estudos e com melhores notas. Isto está de acordo com a ideia de sucesso escolar do nosso governo.
Mas pergunto eu se interessa ter todos os adolescentes do nosso país com um diploma se não saem formados da escola? É aceitável que os miúdos façam o que lhes apetece, não estudem e mesmo assim passem para a ano seguinte porque "não se pode chumbar o menino"?
segunda-feira, março 24, 2008
O que é o "sucesso escolar"?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Só neste país repleto de politicos de terceira categoria.
Enviar um comentário